Conheça as 3 principais dietas para emagrecimento saudável

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente, mais de 50% da população brasileira está acima do peso. Esse é um dado preocupante, principalmente considerando que o excesso de peso pode levar a uma série de outras complicações de saúde. Muitas pessoas acreditam que para emagrecer precisam se sujeitar a regimes agressivos. Mas, existem algumas dietas para emagrecimento, que além de auxiliar na perda de peso, também melhoram a sua saúde e qualidade de vida.

Dentre as principais dietas para emagrecer existentes hoje em dia, três se destacam:

  • Dieta Cetogênica;
  • Dieta Do Jejum Intermitente;
  • Dieta Low Carb.

Estas dietas são simples de fazer e geram resultados consistentes e rápidos no que se refere a perda de peso.

Quer saber mais sobre cada uma dessas dietas para emagrecimento? Então acompanhe esse artigo até o final!

Nesse post você vai ler sobre:

  • As melhores dietas para emagrecimento saudável.

Confira!

Dietas para emagrecimento saudável: Dieta Cetogênica

Essa é uma das dietas para emagrecimento mais recomendadas por nutricionistas. Nela, você irá induzir o seu organismo a entrar no estado de cetose, que é uma condição no qual os eu corpo deixa de usar a glicose como fonte de energia e passa a usar os corpos cetônicos (que são responsáveis pela oxidação dos ácidos graxos).

Na dieta cetogênica, a sua alimentação deverá se basear na seguinte proporção: 10% de carboidratos, 15% a 25% de proteína e de 60% a 80% de gordura boas.

O que está liberado na dieta cetogênica?

Alguns alimentos podem ser consumidos na dieta cetogênica. Dentre os principais estão:

  • Carnes
  • Peixes
  • Ovos
  • Embutidos (Linguiça, Presunto, Salame);
  • Azeite
  • Óleos Vegetais
  • Manteiga
  • Margarina
  • Iogurte Sem Açúcar
  • Creme De Leite
  • Queijos

Agora, existe um grupo alimentar que está proibido na dieta cetogênica, como é o caso das massas, milho, aveia, feijão, ervilha e grão-de-bico.

Dietas para emagrecimento saudável: Dieta Do Jejum Intermitente

Outra dieta para emagrecimento que tem feito sucesso é a do jejum intermitente. Esse é um regime alimentar que oferece alguns benefícios para o corpo, pois além de estimular a perda de peso rápida e saudável, também melhora as funções cerebrais.

Nessa dieta, você ficará de jejum entre 12h e 16h, pelo menos duas vezes na semana. O ideal é que você comece o período de jejum sempre às 20h, pois assim, ficará mais fácil se manter firme e não comer nada.

Além disso, é durante o período da noite que o metabolismo trabalhar mais lentamente, então quanto menos alimentos pesados forem consumidos nesse momento do dia, melhor para a perda de peso.

O que pode durante o jejum intermitente?

Durante a execução do jejum intermitente, você pode tomar chás e café sem açúcar, e muita água. Inclusive, a hidratação constante é um elemento que irá auxiliar na perder peso de forma saudável, uma vez que ela faz parte de inúmeros processos e funções do nosso organismo.

O que não pode durante o jejum intermitente?

Você não comer nada nas 12h/16h horas do jejum intermitente. Nas janelas de alimentação, que ocorrem entre esses períodos de jejum, você pode comer de tudo. Desde que os alimentos sejam saudáveis.

As únicas restrições são para produtos industrializados, processados ou refinados. No mais, basta manter a moderação.

Dietas para emagrecimento saudável: Dieta Low Carb

Por fim, essa é uma das dietas para emagrecimento mais populares da atualidade. Muita gente faz confusão com a dieta low carb, achando que ela não permite nenhum carboidrato. Na verdade, você irá apenas reduzir o consumo deles, e não cortá-los totalmente do seu cardápio.

Atualmente, a maioria das pessoas mantem um menu diário que tem quase 70% de carboidratos. Nessa abordagem, você irá reduzir essa quantidade para apenas 20% a 30%, conforme a recomendação da sua nutricionista.

O que pode comer na dieta low carb?

  • Carnes magras e de caça (frango, boi, porco, cordeiro e etc);
  • Todos os tipos de peixes e frutos do mar;
  • Verduras, legumes e vegetais de baixo índice glicêmico (cenoura, brócolis, abobrinha, rúcula);
  • Leite e derivados;
  • Frutas low carb (abacate, morango e coco);
  • Manteiga
  • Azeite de oliva,
  • Óleo de coco

O que não pode comer na dieta low carb?

  • Produtos refinados (refrigerantes, sucos artificiais, doces, sorvetes e etc;
  • Alimentos feitos com farinha branca e com glúten;
  • Gorduras trans (margarinas, cream cheese e etc);
  • Comidas congeladas;
  • Alimentos industrializados e processados (embutidos, salgadinhos, bolachas entre outros.

Conclusão

As dietas para emagrecimento saudável são excelentes para quem deseja perder peso rapidamente. Contudo, antes de fazer qualquer mudança no seu cardápio, sempre consulte uma nutricionista.

Apenas esse tipo de profissional poderá avaliar o seu caso e indicar a abordagem mais adequada.

Gostou desse post? Então não esqueça de comentar abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*