Alimentação orgânica: tudo o que precisa saber em relação a esse assunto

Tempo de leitura: 3 minutos

Já falei algumas vezes aqui como os alimentos saudáveis podem fazer a diferença na nossa saúde. Acontece que, é preciso ter cuidado na hora de escolher os itens do seu cardápio. E nesse caso, adotar uma alimentação orgânica pode ser uma excelente alternativa, já que ela oferece vários benefícios para a saúde, dentre eles a possibilidade de consumir alimentos frescos e sem agrotóxicos.

Muitas pessoas não sabem, mas o uso desses produtos químicos em plantações é muito prejudicial.

Para vocês terem uma ideia, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os componentes encontrados em alimentos inorgânicos (ou seja, que recebem agrotóxicos) podem causar intoxicação alimentar. Mais do que isso, eles podem prejudicar não apenas a sua saúde, mas todo o ecossistema ao redor.

Continue lendo esse post e confira tudo o que precisa saber sobre alimentação orgânica.

Nesse artigo você vai ler sobre:

  • O que são alimentos orgânicos;
  • Benefícios de ter uma alimentação orgânica;
  • O que fazer para manter esse tipo de alimentação no dia a dia.

Confira!

 Alimentacao-organica

O que são os alimentos orgânicos?

Antes de falar de todos os benefícios que a alimentação orgânica pode trazer para a sua saúde e dia a dia, vou explicar o que são os famosos alimentos orgânicos.

Muita gente pensa que esses produtos são apenas livres de agrotóxicos. Mas, na verdade, o conceito de orgânico vai muito além disso. Os produtos orgânicos não recebem qualquer tipo dos seguintes componentes:

  • Adubos químicos;
  • Agrotóxicos;
  • Drogas veterinárias;
  • Hormônios;
  • Antibióticos
  • Radiações ionizantes;
  • Corantes;
  • Aromatizantes;
  • Emulsificantes ou qualquer outro aditivo químico sintético.

Além disso, é preciso deixar claro que os alimentos orgânicos não são menores em proporção.  Inclusive, muitos deles apresentam coloração e até gosto melhores e mais consistentes do que os inorgânicos.

Benefícios de ter uma alimentação orgânica

Provavelmente você deve estar pensando que manter uma alimentação orgânica é mais caro. Bom, infelizmente a cultura brasileira realmente encarece um pouco os alimentos do gênero, mas acreditem, eles valem cada centavo investido.

A variedade de benefícios que eles proporcionam é enorme. Entre os principais, estão:

1.            Diminui o risco de doenças

Ter uma alimentação orgânica irá diminuir o risco de uma série de doenças. Isso porque, muitas delas são ocasionadas justamente pelos agrotóxicos e aditivos que eu tanto falo para vocês.

Muitos processos pelos quais os alimentos inorgânicos passam, trazem para o nosso organismo os chamados disruptores endócrinos. Eles interferem na nossa produção hormonal e até mesmo podem bloquear algumas funções. Isso pode desencadear uma série de distúrbios, desde cistos até cânceres.

2.            Desintoxicam o organismo

Por serem livres de quaisquer componente não-natural, os alimentos orgânicos agem como verdadeiros desintoxicantes. Eles eliminam todas as toxinas dos nosso organismo, e fazem que ele funcione de maneira mais plena.

3.            São mais nutritivos

Ao manter uma alimentação orgânica, você terá mais nutrientes entrando no seu corpo. Os produtos desse gênero são mais ricos em vitaminas, sais minerais e nutrientes do que aqueles que recebem alguns componentes sintético.

Como manter uma alimentação orgânica no seu dia a dia?

Para manter uma alimentação orgânica, sem que ela pese no seu bolso, eu vou dar algumas dicas que coloco em prática diariamente na minha rotina.

  • Compre alimentos da estação, eles custam mais barato;
  • Planeje suas compras semanais;
  • Feiras de orgânicos tendem a oferecer preços melhores que mercados, pois você compra direto dos produtores;

Com essas três dicas simples, você conseguirá ter uma alimentação orgânica, sem prejudicar o seu orçamento mensal. Agora a escolha é sua. Comprar alimentos cheios de toxinas, ou, gastar um pouco mais e garantir uma saúde e bem-estar plenos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*